quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Desafiando Hades - Mito de Orfeu

Orfeu apaixonou-se por Eurídice e casou-se com ela. Mas Eurídice era tão bonita que, pouco tempo depois do casamento, chamou a atenção de um apicultor chamado Aristeu. Quando ela recusou suas atenções, ele a perseguiu. Tentando escapar, ela tropeçou em uma serpente que a mordeu e a matou. 

Orfeu ficou transtornado de tristeza. Levando sua lira, foi até o Mundo dos Mortos, para tentar trazê-la de volta. A canção pungente e emocionada de sua lira convenceu o barqueiro Caronte a levá-lo vivo pelo rio Estige. A canção da lira adormeceu Cérbero, o cão de três cabeças que vigiava os portões. Seu tom carinhoso aliviou os tormentos dos condenados. Encontrou muitos monstros durante sua jornada, e os encantou com seu canto.
Finalmente Orfeu chegou ao trono de Hades. O rei dos mortos ficou irritado ao ver que um vivo tinha entrado em seu domínio, mas a agonia na música de Orfeu o comoveu, e ele chorou lágrimas de ferro. Sua esposa, a deusa Perséfone, implorou-lhe que atendesse o pedido de Orfeu. Assim, Hades atendeu seu desejo. Eurídice poderia voltar com Orfeu ao mundo dos vivos. Mas com uma única condição: que ele não olhasse para ela até que ela, outra vez, estivesse à luz do sol.
Orfeu partiu pela trilha íngreme que levava para fora do escuro reino da morte, tocando músicas de alegria e celebração enquanto caminhava, para guiar a sombra de Eurídice de volta à vida. Ele não olhou nenhuma vez para trás, até atingir a luz do sol. Mas então se virou, para se certificar de que Eurídice o estava seguindo.
Por um momento ele a viu, perto da saída do túnel escuro, perto da vida outra vez. Mas enquanto ele olhava, ela se tornou de novo um fino fantasma, seu grito final de amor e pena não mais do que um suspiro na brisa que saía do Mundo dos Mortos. Ele a havia perdido para sempre. 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Interessante cara, bom em cavaleiros do zodíaco saga de HADES, Orfeu tem uma promessa com hades que ele tem que tocar para ele todos os dias, assim podendo viver com sua amada, porem no anime ela tem corpo de pedra e apenas seu rosto e de uma humana! (Bem, faz tempo que assisti, se eu não me engano e algo assim kk).

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo e pelo blog, são muitos conteúdos interessantes para quem curte Mitologia e afins.

    Abraços,

    Andréia

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro ler esses tipos de textos! Existem muitos tipos de mitologia, dependendo da região e do tempo histórico. Minha parte favorita deste tema são as criaturas fantásticas! Alguns dias atrás eu assisti Animais Fantásticos e Onde Habitam Filme e adorei! Há do mais terno ao mais perigoso. Se você é fã de mitologia, acho que você estará interessado neste filme, eu recomendo ❤️

    ResponderExcluir