sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Minotauro

(Busto do Minotauro, Museu Arqueológico Nacional de Atenas.)
Na mitologia grega, o Minotauro, era, segundo sua representação mais tradicional entre os gregos antigos, uma criatura imaginada com a cabeça de um touro sobre o corpo de um homem O autor romano Ovídio descreveu-o simplesmente como "parte homem e parte touro." Habitava o centro do Labirinto, uma elaborada construção.


Confronto dos Deuses:


Mito do minotauro

5 comentários:

  1. uma vez li em algum lugar que havia um casal e a mulher era apaixonada por um touro e o marido tinha ciúmes e matou o touro e cortou a cabeça do animal para fazer uma máscara e então passou a vestir a máscara para que sua esposa tenha amor somente a ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existem diversas versões para contar cada um desses mitos, e não podemos definir uma como sendo a correta.. afinal, n são fatos documentados, pois não existiram!

      Excluir
    2. isso vc "leu" no camundongos aventureiros O.o

      Excluir
  2. É o mito de Teseu e Ariadne
    Teseu entrou no labirinto para matar o minotauro, e a princesa grega Ariadne 9filha do rei minos) lhe entregou um extenso cordão para que Teseu (o homem que amava) pudesse sair de lá sem se perder.
    Amo essa lenda! É daí que vem o meu nome, Ariane!

    ResponderExcluir
  3. O minotauro se deu início da historia de um touro branco que foi dado de presente por Poseidon ao rei Minos, que deveria tê-lo matado como oferenda. Mas Minos achou tão bela a criação que sacrificou outro touro a fim de enganar o deus dos mares. Como castigo, Poseidon fez com que a mulher de Minos se apaixonasse pelo touro, e como se não fosse suficiente, ela teve um filho com o animal, o minotauro então nasceu, e para esconder a criatura, Minos ordenou que fosse feito um labirinto e o jogasse lá dentro, e algumas pessoas eram jogadas lá como oferenda, para saciar sua fome. Até a chegada de Teseu, que com a ajuda de Ariadne(que o amava), uma das filha de Minos, conseguiu entrar e derrotar o minotauro, retornando com o fio de ouro que ganhara da jovem para que não se perdesse.

    ResponderExcluir