sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ciclopes


(Representação do Ciclope no filme "Clash of the Titãs)
 
Os ciclopes (do grego Κύκλωψ, "olho redondo") eram, na mitologia grega, gigantes imortais com um só olho no meio da testa que, segundo o hino de Calímaco, trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando os raios usados por Zeus. Os ciclopes podem ser divididos em dois grupos de acordo com o tempo de existência: os ciclopes antigos (ou primeira geração) e os ciclopes jovens (nova geração). De acordo com sua origem, esses seres são organizados em três diferentes espécies: os urânios, filhos de Urano e Gaia, os sicilianos, filhos do deus dos mares Poseidon, e os construtores, que provem do território da Lícia.
  1. Os Urânios: Arges, Brontes e Estéropes são considerados os ciclopes mais antigos, descendendo de Urano e Gaia. Diz a lenda que, ao nascerem e por causa de seus enormes poderes, seu pai Urano, senhor dos céus, trancou-os no interior da Terra com seus irmãos, os hecatônquiros.
  2. Os Sicilianos: Essa raça é retratada nos poemas homéricos como gigantescos e insolentes pastores fora da lei, os quais habitavam a parte sudoeste da Sicília. Não se importavam muito com a agricultura e todos os pomares cultivados naquelas terras eram invadidos por eles, quando procuravam por comida. Registra-se que, por vezes, comiam até mesmo carne humana.
  3. Construtores: Diz-se que há, ainda, uma terceira raça de ciclopes, denominados construtores, provenientes do território da Lícia. Esses possuíam grande poder físico e não eram violentos. Seus trabalhos eram muito pesados e nenhum humano conseguiria realizá-lo tão facilmente.

7 comentários:

  1. que bobera isto se isistise isto so um bobo para acreditar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "eram, na MITOLOGIA GREGA"; n é pra se acreditar, e sim para conhecer sobre outras culturas que existiram antes da nossa, nessa época, isso tudo era verdade absoluta! Pensa bem, talvez, daqui a centenas ou milhares de anos, novas culturas surjam e tenham a msm opinião q vc sobre a nossa cultura atual...

      Excluir
    2. gostei muito das informações é sempre bom expandir nosso conhecimento

      Excluir
    3. O mito é uma narrativa fantasiosa aceita como verdadeira, simplesmente um jeito do homem se situar no mundo. E tentar o alcançar é o destruir.

      Excluir
  2. prefiro racionais é mais interessante

    ResponderExcluir
  3. toda mitologia nasce de um fundo REAL. alias, qualquer um deles pode hoje existir de verdade. quem vai provar que não estão entre nós!?

    ResponderExcluir
  4. mitologia grega e muito interessante e ninguém pode ter certeza se existe ou não!!!

    ResponderExcluir