terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mito da Medusa


Medusa já foi uma mulher deslumbrante, que todos os homens da Grécia queriam possuir e toadas as mulheres a invejavam. Mas medusa não podia se casar porque era sacerdotisa de Atena deusa da guerra e virgem, ela estava além dos desejos masculinos, por isso as servas do templo de Atena deveriam ser virgens. Mas Poseidon, enlouquecido pelo desejo, violentou a sacerdotisa virgem dentro do templo de Atena. A inocência de Medusa foi roubada e sua vida mudaria para sempre. Por ter profanado o templo da deusa, Atena despertou sua ira, mas não sobre Poseidon(como deus masculino, o que ele fez não a surpreendeu) aos olhos de Atena era medusa quem devia ser castigada. Ai então a vitima se tornaria a acusada. Atena roga uma sentença arrasadora sobre Medusa e então, Medusa de bela se torna um monstro. Quem a olhasse se petrificaria
No mito, Medusa se tornou uma criatura chamada gorgona (grego antigo - horrível)
A mudança em sua aparência foi só o início do castigo, por causa do seu olhar petrificador, Medusa era um alvo. O guerreiro que a vencesse iria obter a maior arma de uma batalha, pois sua cabeça decepada ainda poderia petrificar. Por isso vários homens tentaram mata-la, mas todos falharam vítimas de seu olhar.

História de Perseu
Em Argos o rei Acrísio é informado de uma profecia na qual ele será morto e destronado por seu neto, caso ele nascesse. Então Acrísio, pelo terror de perder seu reino, manda prenderem sua filha em uma torre onde ela n visse ninguém. Ele a prendeu na torre sem água e quase sem comida, foi o jeito do rei de matá-la se derramar sangue. Quando Acrísio voltou na torre para retirar o corpo morto de sua filha, ele se surpreendeu, pois ela não só estava viva como também estava segurando um filho em seu braço, este filho era Perseu. Ele não acreditou que alguém tivesse conseguido entrar naquela torre e engravidado sua filha, mas seu pai não era humano, seu pai era Zeus.
Perseu nasce tanto humano quanto divino, ou seja, ele tinha poderes divinos, mas era mortal.
Acrísio com medo de que a profecia se realizasse resolve colocar mãe e filho em um barco e joga-los a deriva no mar, sem comida sem água. Ele esperava que mãe e filho morressem, mas Zeus, pai divino de Perseu o protegeu. Os dois terminaram parando em Sérifos onde Perseu cresceu muito forte e protetor de sua mãe, ele sabia que sua mãe corria perigo, pois o rei de Sérifos queria forçá-la a casasse com ele, mas a presença de Perseu atrapalhava seus planos. Então o rei pede para que todos os seus súditos dessem a ele um presente bem caro e quem não cumprisse essa ordem seria exilado. Como Perseu era pobre não poderia cumprir a ordem e seria exilado, perdendo sua mãe para sempre. Então como não podia dar nada para o rei ele vai buscar algo que ninguém nunca daria a ele, a cabeça de Medusa.

Morte da Medusa
Enquanto a Medusa esperava um filho de Poseidon, deus dos mares, teria sido decapitada pelo herói Perseu. Com a ajuda divina de Zeus que manda Hermes, seu mensageiro entregar a ele as sandálias aladas, e de Hades, que lhe deu um elmo de invisibilidade, uma espada e um escudo espelhado, o heroi cumpriu sua missão, matando a Górgona após olhar apenas para seu inofensivo reflexo no escudo, evitando assim ser transformado em pedra.
Agora Perseu tinha uma das armas mais poderosas da antiguidade e ele tinha vários alvos em mente.


Perseu salva sua mãe


Enquanto ele estava matando a Medusa, sua mãe era forçada a se casar com o rei de Serifos. Perseu precisava ser rapido, Ele voou com a ajuda de suas sandália em direção a Séfiro e enquanto ele voava, gotas de sangue da cabeça de Medusa caiam na areia do deserto e delas surgiam centanas e centenas de serpente venenosas, essas gotas de sangue deram origem a todas as especies de serpente conhecida pelos romanos no norte da África.
Perceu chegou a Séfiros no exato momento da cerimônia de casamento e quando ele viu que era sua mãe quem estava no altar ele ficou furioso e falou "rei aqui está seu presente", o rei Polidetes ao olhar para a cabeça da meduza foi transformado em pedra ao olhar para a cabeça da Medusa. Perseu deu então a cabeça da Górgona para Atena, que a colocou em seu escudo, o Aegis.


Documentário sobre a Medusa por History Channel - 5 partes

66 comentários:

  1. nossa eu gostei eu gosto ne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal, muito interessante ...

      Excluir
  2. te achei um gato, e super inteligente, gato bj me liga ;)

    ResponderExcluir
  3. linduh, tesao, bunituh e gostosao! #venimim

    ResponderExcluir
  4. adoro a mitologia gosto desse dessa pagina aqui e meu mundo ai meu face se algum esteve afim de conversa da mitologia everton.henrique.silva@live.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa gostei mto dessa matéia sou apaixonada por mitologia!!!!! Ah gosteeeiiii mto d+

    ResponderExcluir
  6. gostamos da ideia dos mitos muito legal sou anonimo

    ResponderExcluir
  7. achei legal a historia de medusa ela e muito linda antes de ser feia

    ResponderExcluir
  8. legal a historia da medusa interessante adorei...ass:karine

    ResponderExcluir
  9. coloque um espelho na frente dela mas deixe ela te ver ai petrifica ela a medusa

    ResponderExcluir
  10. adoro a história da medusa vão no youtube e procura vídeo da história da medusa é muito mais imprescionante demais

    ResponderExcluir
  11. Já tinha assistido na escola esse filme na escola , as 5 partes foram assistidas . Mais Grécia na minha visão , era um País muito Machista . A vítima , foi a condenada . E Perseu era Muito Lindo , Jesus , Xonei nele . GATOOOOO DEE MAAAIIIIS

    ResponderExcluir
  12. Tomara Que Me Ajude No Trabalho :)

    ResponderExcluir
  13. tomara que a professora me de um 10 no trabalho da medusa

    ResponderExcluir
  14. tomara que me ajude na sala de aula...

    ResponderExcluir
  15. medusa e linda
    .
    .
    .
    . so q nao rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Coitada da medusa Poseidon que devia ter sido castigado e não a medusa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente

      Excluir
    2. Concordo, mas Atena n podia fazer nd! Posseidon é um deus tb e é irmão dela! Mas a medusa n tinha culpa tb!

      Excluir
  17. amo a mitologia grega e demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa nunca vim nada igual inpreçonante

      Excluir
  18. nossa a medusa saiu cm a culpa toda poseidon que deveria ser o mostro ele já parecia cm um não ia fazer diferença kkkkkkkkkkk !!! gostei muito adoro mitos e esse foi muito bom.....

    ResponderExcluir
  19. muito bom , me ajudou ..obrigadah... ;)

    ResponderExcluir
  20. uau muito da hora gostei muito e vai me ajudar bastante no trabalho de escola ^_^

    ResponderExcluir
  21. Muito bem bolado esse site, me ajudou muito no trabalho da escola !

    ResponderExcluir
  22. adorei ajudou muito serio !!!!

    ResponderExcluir
  23. Medusa era deusa do que???

    ResponderExcluir
  24. ela n era uma deusa '-' era uma górgona -> http://mitologia-da-grecia.blogspot.com.br/2011/01/as-gorgonas.html#axzz2x1DwINLs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, isso foi dps que ela foi castigada não ?

      Excluir
  25. Antes dela se tornar górgona era sacerdotisa de Atena deusa da guerra e virgem...*__*

    ResponderExcluir
  26. Poxa ele é q deveria ser castigado

    ResponderExcluir
  27. manoo muitoo boom esse videoo...

    ResponderExcluir
  28. Aiii Nosssa Como eu gosteii...

    ResponderExcluir
  29. Best forever , ameei p caralho veei mt bom serio mesmo espero que me ajude no trabalho vish com isso ai duvido nada qe num vai >.< bom de mais , :o nao sabia de nada mais depois disso mmudei minha opiniao virei fa :o ammmmmeeei veei gostei xonei amo a Medusa agr que sei a vida dela to nem ai que ela eh um monsttro Medusa vem ni mim , mas eu queria ver ela antes de virar um monstro se algm tiver imgm mandeem , aqqui ook respondam aqui e mandem a imagme Obg , muito boa ! Merece meu respeitto <3

    ResponderExcluir
  30. Legal adorei espero que tbm me ajude num trabalho

    ResponderExcluir
  31. Aiii!!!!! Ameiiiiii <3 <3 <3 !!!!!! Eu q já amo mitologia grega agora me apaixonei de vez!!!
    O mais estranho é saber q esses lugares existem mesmo! D+! Amo vcs! Agora vo voltar akie sempre pra ver novos videos. E quem só viu esses procura q tem ainda o 2 o 3 o 4 e o 5. São cinco vídeos.
    Pessoal, continuem postando esses mitos loucos de legal!

    ResponderExcluir
  32. Pelos deuses! É muito bom e bem ''abastecido'' digamos assim. Passo meu tempo olhando lendo e estudando sobre isso mais bem informada do que em outros lugares!

    ResponderExcluir
  33. Bom esse texto vou tirar um dez no meu teste de historia

    ResponderExcluir
  34. gostei da história da medusa, me ajudou a fazer meu trabalho hehe *_____* bJs

    ResponderExcluir
  35. Adorei a história da medusa parabéns

    ResponderExcluir
  36. muito bom eu consegui o que eu queria : )

    ResponderExcluir
  37. eu acho que voce esqueceu de colocar, que a medusa nao ficou feia, o cabelo dela que virou cobra, as presas e as asas, mas o rosto dela nao mudou.

    ResponderExcluir
  38. muito obrigadooooo cara mim ajudou munto porra vai se fuder

    ResponderExcluir
  39. Desde quando Atena è a deusa da guerra e era virgem ? Querido a deusa da guerra e prometeu ser eternamente virgem foi Artemis ok !?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio q você esteja enganado(a), Atena era considerada a deusa da sabedoria, sendo assim associada muitas vezes a deusa da estratégia da guerra e também era retratada como virgem. Já Ártemis era a deusa da selvageria e da pureza, contraditória representando os dois lados de uma mulher.... N se pode afirmar se era virgem ou n. E só pra lembrar, existem diversas versões para as mesmas histórias, afinal isso é mitologia

      Excluir
    2. Tanto que Atena tinha filhos pela mente, assim como seu pai a teve.Um exemplo é na série "Percy Jackson E Os Olimpianos", onde uma de suas filhas fictícia explica como nasceu. Portanto ela prometeu ser virgem também.

      Excluir
  40. Isso nao e mitologia,existe um poder supremo so nao descobrimos ainda e quem descobrir estarar podre de rico.meu email fabricio121@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. é achei bom ....para o meu trabalho de hist.. mas eu tbm tenho q desenha

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, cliquei sem querer e acabei removendo teu comentário, por ser anônimo n posso lhe mandar um email direto, então vou deixar postado minhas desculpas. Se voltar a ver essa publicação entre em contato

      Excluir
  43. olha eu adorei o mito da medusa foi ótimo para o meu trabalho de historia

    ResponderExcluir
  44. eu acho q a medusa nao devia se tranforma em um monstro por q foi posseidon q fez ela nao ser mais virgem entao posseidon q foi o errado desse mito

    ResponderExcluir
  45. muito bom esse site estava fazendo trabalho de escola e achei esse site muito bom msm

    ResponderExcluir
  46. Então, achei superinteressante rsrs
    Mais eu tenho um trabalho para entregar amanhã, e tenho uma dúvida...
    Em qual período histórico da Grécia antiga ela pertence ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quis dizer a Medusa

      Excluir
    2. Bem, a divisão da história grega é feita em: período pré-homérico, homérico, arcaico, clássico.... Paramos no clássico pois foi a partir daí que ocorreu o surgimento de diversas vertentes filosóficas (a procura dos fatos em detrimento dos mitos). A construção mitológica se deu antes desse período, estando presente principalmente no "homérico", lembrando q Homero é uma das mais importantes fontes da atualidade a respeito da sociedade e mitologia grega.

      Excluir
    3. O período pré homérico é um pouco obscuro para a nossa sociedade pois nao há muitos registros escritos. A Ilíada e odisséia de Homero são divisoras de águas e creio que boa parte dos mitos q conhecemos hoje vieram delas

      Excluir
  47. adoro a medusa a historia dela e super interessante dramatica e legal

    ass:fernanda

    ResponderExcluir
  48. nn tem nd a ver atena eradeusa da sabedoria e nn da guerra

    ResponderExcluir