sábado, 22 de janeiro de 2011

Mito do minotauro

Todos os anos o rei de Creta, Minos(dono de um magnífico rebanho bovino) sacrificava em oferenda ao deus Poseidon o melhor touro de seu rebanho. Certo ano seu rebanho lhe deu um touro tão bonito que Minos não quis sacrificá-lo e por isso sacrificou um touro de menor qualidade. Mas Poseidon viu o ato de Minos e já que ele amava tanto aquele touro a ponto de desafiar seu deus, poseidon fez com que Pasífae mulher de Minos se apaixonasse perdidamente pelo touro. Pasífae pediu então ao arquetípico artesão Dédalo(notável arquiteto e inventor) que lhe construísse uma vaca de madeira na qual ela pudesse se esconder no interior, de modo a copular com o touro branco. Deste cruzamento nasceu o minotauro(Mino - Minos; Tauro - touro, "touro de Minos"). Minos então, muito irritado com o ocorrido, manda Dédalo construir um enorme labirinto para que quando o minotauro crescesse, ele pudesse aprisioná-lo lá dentro e poder castigar brutalmente quem o desafiasse colocando o infeliz no labirinto para servir de refeição para o minotauro. Diz o mito que quando finalizado, o labirinto ficou tão grande e complexo que Dédalo, seu criador, mal conseguia sair de dentro dele.
Parsífae cuidou do minotauro durante sua infância, porém eventualmente ele cresceu e se tornou feroz; sendo fruto de uma união não-natural, entre homem e animal selvagem, ele não tinha qualquer fonte natural de alimento, e precisava devorar homens para sobreviver. Quando ficou um pouco mais velho, Minos o trancou dentro do labirinto.


O Tributo dos Atenienses
Enquanto isso, em Atenas, o filho de Minos, Androgeu, um jovem forte e habilidoso, participava dos Jogos Panatenaicos(versão antiga das olimpíadas). Androgeu terminou por ganhar em todas as modalidades dos jogos e isso despertou a inveja de outros participantes, que provocaram uma briga e mataram Androgeu.
Ao saber da notícia Minos ficou furioso e a cidade de Atenas foi obrigada a pagar uma compensação pela morte de Androgeu. Minos exigia que pelo menos sete rapazes e sete donzelas atenienses virgens, lhe fossem enviados a cada nove anos para serem devorados pelo Minotauro.


Nascimento de Teseu e Morte do Minotauro
Durante o pagamento do primeiro tributo, a rainha de Atenas da a luz a um filho, Teseu. Como diz o mito, a rainha de Atenas ia tantas vezes para cama com seu marido e paralelamente com Poseidon que seu filho Teseu terminou sendo fecundado pelos dois, com isso ele podia herdar parte dos poderes de Poseidon e ainda teria direito de se tornar rei de Atenas quando crescesse. Na data do envio do terceiro sacrifício o jovem príncipe Teseu se ofereceu para assassinar o monstro, prometendo a seu pai, Egeu, que ordenaria que o navio que o trouxesse de volta para casa erguesse velas brancas, caso ele tivesse sido bem-sucedido na empreitada, ou velas negras, caso ele tivesse morrido. Em Creta, Ariadne, filha de Minos, se apaixona por Teseu e propõe um acordo a ele, ela oferece sua ajuda para matar o minotauro e em troca, caso ele conseguisse ganhar da besta, teria de se casar com ela. Teseu que não estava em condições de negar ajuda aceita o acordo. Logo em seguida, Ariadne vai falar com Dédalos e pergunta a ele como ela poderia fazer para sair do labirinto, Ariadne então entrega a Teseu um novelo que ele utiliza para marcar seu caminho de modo que ele possa retornar por ele.
Teseu então mata o Minotauro com a espada de Egeu, e lidera os outros atenienses para fora do labirinto. Na viagem de volta, no entanto, ele se esquece de erguer as velas brancas e seu pai, ao ver o navio e imaginar que Teseu estava morto, se suicida, arremessando-se no mar que desde então leva seu nome.


Documentário por History channel: Confronto dos deuses - Minotauro - 5 partes


8 comentários: